Turismo Sustentável Conservando seu Patrimônio Natural e Cultural!!!
Luminárias está estrategicamente situada entre as cidades de Três Corações (52km), Lavras (36km), Carrancas (42km) e São Thomé das Letras (49km), no Sul das Minas Gerais. Dotada de um grande potencial natural e cultural e com ambos ainda preservados, a cidade vem se destacando hoje na região como um dos mais novos redutos do Ecoturismo de Minas Gerais. Compondo e confirmando-se como uma das cidades carro-chefe do Circuito Vale Verde e Quedas D’Água (que conta com mais nove cidades além de Luminárias), no ano de 2006 Luminárias conseguiu também sua inclusão no Projeto Estrada Real.
Com um grande número de cachoeiras, lindas cavernas de quartzito, rios com corredeiras, o município se mostra com total vocação para a prática de esportes de aventura como o Espeleoturismo de Aventura, o Boiacross, o Rapel, o Trekking, entre outras.
Além de todo o potencial natural, não podemos deixar de destacar nosso patrimônio cultural, eventos, grupos de danças (Dança da Fita e Dança do Vilão), Folias de Reis, contadores de causos, modas de viola, fogões de lenha, cachaças com o frango caipira com quiabo e/ou o torresmo e sem dúvida alguma a nossa principal marca, a hospitalidade única de povo luminarense, acolhedor e fraternal.
Entre os principais atrativos turísticos de Luminárias estão o Complexo da Serra Grande (várias cachoeiras, grutas, picos, piscinas naturais), com destaque para a gruta da Serra Grande, uma das mais bonitas grutas de quartzito do Sul de Minas; a cachoeira do Funil; o complexo de cachoeiras do Mandembe; o estreitamento do Inferno, as pinturas rupestres, o Ribeirão do Lavarejo e o Ribeirão da Cachoeira.
Um comentário:
gostaria de ver uma foto do portao de pedra. acho aquilo lindo de morrer.sou a cleuza, irma da angela e tenho muitas saudades de lms
Postar um comentário